Decisão teria partido devido às péssimas condições de trabalho a que os profissionais foram submetidos.
A qualidade dos efeitos CGI dos filmes e séries da Marvel Studios começou a ser amplamente questionada pelos fãs desde que teve início a Fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), com o lançamento de ‘Viúva Negra’, em julho de 2021. A intensa programação de lançamentos foi gerando cada vez mais críticas.
Porém, a polêmica não ficou apenas na qualidade dos efeitos especiais da Marvel, que caiu consideravelmente, foi também nessa época que começaram a surgir grandes denúncias de muitos artistas que trabalham na área.
Alguns artistas vêm relatando que a Marvel começou a exigir uma demanda cada vez maior das produções em um prazo muito curto, além de constantes mudanças repentinas, um salário questionável e muitas horas extras não remuneradas.
O Vulture divulgou que as equipes de VFX da Marvel entraram com uma petição para que o estúdio reconheça sua organização sindical. Mais de 50 trabalhadores pediram representação pelo IATSE (International Alliance of Theatrical Stage Employees), que representa 170 mil artistas da TV, cinema e teatro nos EUA e Canadá.
Um dos artistas fez uma declaração:
“Por quase meio século, trabalhadores da indústria de efeitos visuais foram negados com a mesma proteção e benefícios que seus colegas de trabalho têm se garantido desde o início da indústria do cinema em Hollywood. Esse é um primeiro passo histórico para funcionários de VFX se unindo em uma voz coletiva, exigindo por respeito pelo que nós fazemos.”
Essa é a primeira vez na história que profissionais da área de efeitos visuais se unem para exigir direitos, proteção salarial e supervisão, que os trabalhadores de quase todos os segmentos da indústria do entretenimento já possuem.
A decisão irá ocorrer no dia 21 de agosto e, caso seja aceita, a Marvel deverá arcar com todos os direitos trabalhistas quando contratar estes trabalhadores.
Comments