1. Tutorial - Como pintar camisetas em 5 passos

    Olá nerds! Hoje vamos aprender a customizar camisetas! Eu faço isso a quase 7 anos já. E a vontade de ter camisetas personalizadas surgiu a partir da dificuldade de encontrar peças do jeito que eu gosto. Isso é muito comum hoje em dia devido a internet, pois vemos várias coisas legais e que geralmente são encontradas em outros estados ou outros países. Não sei como é para as garotas que vivem em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, mas sou do interior de Minas Gerais e por aqui não existem muitas variedades de produtos. Para o tutorial de hoje, separei imagens de camisas que fiz para mostrar que elas podem ter a mesma qualidade de uma camisa feita por profissionais. A dica é praticar bastante e ter paciência. Quem não tem prática com o pincel tem que fazer as etapas bem devagar para não errar.

    Primeiro passo - Escolhendo a estampa

    Os desenhos mais fáceis de se fazer são aqueles que estão na forma de estêncil ou "stencil" do inglês. O estêncil é muito utilizado no graffiti e em customizações. Você pode identificá-lo pelo sua forma simplificada e numa única cor chapada. Qualquer imagem pode ser transformada em estêncil (Posso explicar num próximo tutorial! ;D).
    Exemplo de estêncil - Via Tumblr
    Como vocês podem ver, a parte preta do desenho é onde você vai pintar. Existem estêncils com mais de uma cor, neste caso, cada molde servirá para uma cor.

    Segundo passo - Materiais necessários

    • Pincéis de vários tamanhos (Uso mais o tamanho 2 da Condor);
    • Tinta para tecido;
    • Caneta para tecido;
    • Camiseta de algodão (Isso é importante, pois as tintas de tecido foram feitas para algodão);
    • Jornais ou revistas velhas;
    • Estampa impressa;
    • Estilete;
    • Tesoura;
    • Local para cortar o molde (Eu uso uma placa de vidro, mas pode ser em cima de várias revistas velhas também);
    • Fita adesiva.

    Terceiro passo - Preparando o molde

    1. Eu imprimo minhas estampas em folha A4 nas cores preto e branco. As vezes é necessário editar a imagem para que ela não fique pequena e ocupe quase todo o espaço da folha. O tamanho A4 é perfeito para camisetas femininas baby-look no tamanho M, mas pode ser usada em camisetas P e G femininas também. Para outros tamanhos, meça com uma régua ou fita métrica o tamanho da estampa desejada e imprima no tamanho correto. Outro detalhe, eu uso folhas comuns pois sei que quando for cortar o molde não vou rasgá-lo. Se é a sua primeira vez, cole a impressão em uma cartolina ou papel mais grosso, dando mais resistência ao molde.
    2. Numa superfície preparada para cortar o molde, corte as partes pretas do desenho. Cuidado para não rasgar.
    DICA: Usando o estilete inclinado, o papel terá mais contato com a lâmina e cortará mais facilmente. Para um estêncil com mais detalhes, use uma tesoura pequena com ponta, o corte fica mais preciso do que com o estilete.

    Quarto passo - Preparando a camiseta

    1. Coloque jornais ou folhas de revista dentro da camiseta cobrindo toda a área da estampa. Parte da tinta passa pelo tecido e pode manchar as costas.
    2. Posicione o molde na camiseta. Eu dou um espaço de 5 dedos a partir da gola para desenhos verticais. Desenhos horizontais devem ficar na altura dos seios, senão quando vestir a estampa pode ficar estranha.
    3. Prenda o molde com fita adesiva para evitar que saia do lugar.

    Quinto passo - Pintando a camiseta

    1. Passe a tinta nas partes vazadas do molde. Faça isso com pouca quantidade de tinta. A primeira camada deve ser fina.
    2. Deixe secar por 1 hora.
    3. Remova o molde com cuidado.
    4. Passe a segunda camada corrigindo falhas. Continue fazendo camadas finas.
    5. Se necessário faça uma terceira camada.
    6. Deixe secar por 72 horas antes de lavar.
    7. Lave a mão, removendo vestígios de jornal ou papel.
    8. Está pronta a sua camiseta!

    Camisetas que eu fiz

    Tardis Tardis
    Dalek Dalek
    Estampas Doctor Who Estampas Doctor Who
    Algumas camisetas velhas e desbotadas...
    The Big Bang Theory The Big Bang Theory
    RPG RPG
    Espero que tenham gostado do tutorial! Sugestões de tutoriais, fotos das suas camisetas personalizadas... mandem para nós! :*

    Comente e compartilhe