1. Biblioteca Nerd: Biblioteca de Almas de Ransom Riggs

    Carissa Vieira

    Estudante de Cinema, blogueira e youtuber.

    Biblioteca de Almas é o último livro da trilogia O Lar da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares. Como muitos puderam perceber pelas minhas resenhas anteriores, eu gosto muito da série e estava bastante ansiosa pelo final da história do Jacob e todos os peculiares.

    Neste último volume o protagonista finalmente vai descobrir todas as suas habilidades peculiares e terá que usá-las para enfrentas seus inimigos. E tudo ficará mais complicado depois que ele e Emma, a peculiar que é capaz de produzir fogo com as mãos, chegam a uma fenda temporal chamada Recanto do Demônio.

    Trazendo muitas informações e cheio de reviravoltas, o livro prende o leitor como os anteriores. Ainda assim, em alguns momentos as reviravoltas soam forçadas e talvez desnecessárias. A descoberta do tamanho da habilidade do Jacob, apesar de não ser exatamente um deus ex-machina, incomoda por parecer muito providencial.

    E o romance... Se ele não me convencia no primeiro livro, agora é que não me entra mesmo. Tudo bem que é um YA e livros do tipo seguem alguns tipos de fórmula, mas não convence, é desnecessário e completamente dispensável.

    Outra coisa que me incomodou foi o final. Depois que parece que tudo se resolveu, o autor resolve acrescentar mais umas duas cenas que também soaram forçadas e desnecessárias.

    Provavelmente após ler tantas críticas você esteja pensando que eu não gostei de Biblioteca de Almas, o que está longe de ser verdade. Sim, acho que poderia ser bem melhor do que foi, o autor tinha material e criatividade suficiente para que o livro fosse excelente, mas pessoalmente não gostei de algumas de suas escolhas; ainda assim o que ele entrega ao leitor é agradável e fechado. Para um fã da trilogia, vai ser um encerramento digno, um encerramento bom. Só não foi excelente como poderia ter sido.

    Comente e compartilhe