1. 5 motivos/passos para você fazer um Jardim de Fadas!

    "Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"ADAMS, Douglas “What? What? What” SCHERBATSKY, Robin – em resposta. Tudo bem, eu até reconheço que a minha idade mental, na maioria das vezes, não passa dos dez anos (com orgulho), poréééém... JDF 1

    JDF 13

    JDF 12

    JDF 10

    JDF 8 JDF 4 ...você juuura que não soltou um “Awwwnnn” em nenhum momento? Ah, vá! Para mim as fadas são essas coisas lindas que povoam meu imaginário desde que eu ouvi a primeira história. Pode parecer uma bobice, mas eu sou absolutamente apaixonada por elas! Esse é o jeito que eu encontrei (além da ficção) de ficar mais próxima do universo dessas fofas com asas! Espero que gostem, porque esse é um post GIGANTE.

    1) Verbo: Jardinar

    Flores são incríveis, certo? Plantas são incríveis, certo? Certo. Portanto, não é possível que você não tenha uma flor favorita (ok, sempre é possível), ou alguma planta querida. Não seria o máximo tê-la em casa? E mais: com o cuidado diário, você aprende um pouquinho mais sobre elas. Outro dia mesmo, trouxe um vaso de supermercado com tulipas vermelhas. Já sabendo que elas não durariam tanto (Alô São Paulo, quedê o frio?), aprendi com o tempo que tivemos juntas que dá para “regá-las” com cubos de gelo! :O

    2) Brincar de massinha

    Para fazer os enfeites do Jardim de Fadas (JDF) você precisará colocar a mão na massa - de biscuit. Ele é muito parecido com a massinha de modelar e em qualquer loja de artesanato você pode encontrá-lo. O melhor é não comprar o biscuit tingido, afinal, o biscuit branco pode ser colorido de diversas maneiras e assim é mais fácil conseguir as cores que você realmente quer. Alguns lugares dizem para misturá-lo à tinta a óleo, mas eu prefiro comprar corante universal, fácil de encontrar em lojas de material de construção. Este pigmento é muito barato, uns dois ou três reais o tubo e, adquirindo as três cores primárias (e o preto) você poderá fazer várias de combinações diferentes. Só tenha cuidado na hora de misturar. Não use uma roupa muito nova, tente ao máximo manter o pigmento dentro da massa (mas já lhe aviso que vai sujar as mãos). Coloque-o aos poucos no biscuit e vá chegando devagar ao tom que quer. Também é possível obter novas cores misturando pedaços de massa já colorida, exemplo: para obter a cor marrom, misturo uma bolinha vermelha com outra verde. Como o biscuit endurece, recomendo separar um pote de plástico, colocar os biscuits já coloridos enrolados em plásticos e vedar bem. Em lugares quentes, é bacana guardá-las na geladeira para que durem mais. Ah, e outra dica! Na hora de começar a trabalhar com a massa de biscuit, passe um hidratante nas mãos e continue repetindo a aplicação assim que perceber que a massa está ficando seca. Existe um creme específico para quem trabalha com biscuit, mas eu nunca o usei. Ele, entretanto, é bem baratinho. Se você se empolgar, compre-o também. ^^
    Parece difícil, e provavelmente você não conseguirá algo assim de primeira, mas se atenha aos traços mais simples e tente.  :) Parece difícil, e provavelmente você não conseguirá algo assim de primeira, mas se atenha aos traços mais simples e tente. :)
    Para não gastar tanta massa, experimente colocar algo para ser a base (um pote usado, por exemplo). Para não gastar tanta massa, experimente colocar algo para ser a base (um pote usado, por exemplo).
    Conseguir arames de diferentes diâmetros ajuda muito a manter suas esculturas em pé. Para fazer as asas das fadas, funciona também! Conseguir arames de diferentes diâmetros ajuda muito a manter suas esculturas em pé. Para fazer as asas das fadas, funciona também!

    3) Saber qual o tipo de planta/jardim que é ideal para você

    Se você mora numa casa com jardim, poderá enlouquecer:
    Sonho: uma casa e uma árvore. E uma casa na árvore (mas essa é outra conversa...). Sonho: uma casa e uma árvore. E uma casa na árvore (mas essa é outra conversa...).
    Ou, se você é uma garota um tanto desmemoriada que mora numa quitinete, talvez escolha uma opção mais humilde:
    É uma fada do deserto e motorista, ok? Ok. É uma fada do deserto e motorista, ok? Ok.
    Qualquer que seja o seu caso, é bacana reunir algum conhecimento sobre que tipo de plantas conseguirá cuidar com as condições de luz e tempo que dispõe. E não precisa se restringir às flores! Como você viu, dá para fazer inúmeros tipos de jardins, como esse de cactos, ou outro só de temperos para deixar a casa perfumada! A única coisa importante é ter em mente que é perguntar no local onde comprará as mudas (nada de vasinhos de supermercado) se aquela flor incrível se adaptará bem a um apartamento que não recebe ou recebe muita luz direta. Importante: antes de envasar novamente as mudas num espaço maior, onde será feito o seu jardim, lembre-se de experimentar a decoração antes. É legal também pensar em plantas mais altas e outras mais baixas para que fique mais bonitinho. O que você deve fazer para envasar a muda no seu JDF:
    1. Não regue naquele dia (vai ficar melecado)
    2. Tire o plástico que segura a muda.
    3. Dê uma amassadinha de leve no final das raízes (isso ajuda a plantinha a se adaptar).
    4. Coloque a muda no local!
    5. Tcharaaam!

    4) A hora de decorar – e pirar vendo ideias no Pinterest!

    Você já tem:
    • Um vaso grande;
    • Adubo;
    • As plantinhas;
    • Biscuit para fazer fadas e alguns itens de decoração.
    E?? O que você precisa? Isso vai do tamanho da sua empolgação ($$$). Existem lojas (online, inclusive) onde você pode encontrar miniaturas prontas (mobiliário de jardim, fadas, duendes...), e também muitos tutoriais te ensinando a fazer tudo! Abaixo 5 coisas para fazer que não são nada difíceis (e lembre-se: cola branca é vida, cola branca é amor!). DJDF3 DJDF2 DJDF1 DJDF0

    5) A playlist! 8-)

    Ahá! Eu separei uma playlist, curtinha, 21 músicas só, lá no Grooveshark para te inspirar nesse trabalho de fadinhas. Pode clicar aqui para ser direcionada à ela! Se quiser, chama aquela priminha/irmã/amiga com idade mental igual à sua para fazer um jardim com você. Essa pode ser uma ideia divertida de programa para o próximo final de semana – ir ao shopping novamente? Sério? Nããão, pelamoorrr! Até mais! ;)
    Tags: ,

    Comente e compartilhe